10 Dicas de Como Advogados Devem Se Relacionar com a Imprensa

8 de maio de 2023

10 Dicas de Como Advogados Devem Se Relacionar com a Imprensa

Advogados: aprenda 10 dicas para se relacionar de forma eficaz com a imprensa. Aproximação com veículos de mídia pode proporcionar ao profissional da área jurídica reconhecimento e autoridade. Saiba como posicionar-se e transmitir segurança sobre o assunto, além de preparar o ambiente para receber o jornalista.

Você é advogado e, muito provavelmente, fala pouco com a imprensa. Certo?

Existe uma pequena minoria de advogados que estão constantemente em contato com a mídia e isso acontece porque muitos deles já perceberam que a aproximação com jornalistas e veículos da imprensa pode fazer seu trabalho ser reconhecido e você ser uma referência da área jurídica. 

O contato com jornalistas faz do profissional uma fonte para os veículos e para a sociedade como um todo, ajudando com sua experiência e conhecimento, a levar informação com embasamento. 

Mesmo com todas as boas intenções do mundo, o advogado pode se perder se não souber como se relacionar com a imprensa. 

Por isso, separamos 10 dicas de como criar um bom relacionamento com os jornalistas e ser uma fonte de confiança para os veículos.

1) Se posicione como referência, com conhecimento e segurança sobre o assunto.

É importante que você transmita ao jornalista a segurança e autoridade sobre o assunto. Para  isso tenha na ponta da língua o que será abordado. Você pode levar anotações, referências bibliográficas, etc, mas estudar o assunto profundamente te dará garantia de um discurso contundente. No caso, se a pauta for a respeito de uma lei, ou artigo, garanta que você conhece plenamente todas as especificações deles.

2) Não disponibilize informações em “off”.

O que precisa ser falado com um jornalista quando você é uma fonte para algum veículo é uma informação para a sociedade. Se alguma informação não pode ser publicada não deve ser falada, mesmo com as câmeras, microfones e gravadores desligados. A menos que você conheça muito bem o jornalista, não diga algo que você não quer ver publicado. 

3) Não peça ao jornalista para ver a matéria antes de ser publicada.

Pode parecer preocupação com o conteúdo, mas jornalistas não precisam de aprovação para publicar uma matéria. Caso o veículo precise conferir informações, o repórter entrará em contato com você. Jamais peça para ele para “revisar” a publicação. 

4) Respeite o público e a imprensa.

O que para um advogado pode ser um assunto banal, para o público e jornalista na maioria das vezes não é. É necessário reconhecer que você é o especialista no assunto mas também não deve usar isso para subir em um pedestal e se achar superior a eles. 

5) Prepare o ambiente para receber o jornalista.

Se a entrevista for feita em seu escritório, certifique-se que ele estará organizado e, principalmente, tranquilo e silencioso para realizar a entrevista. Na maioria das vezes o jornalista usa um gravador e, para captar o som com qualidade, é importante que o ambiente não seja barulhento. Manter uma boa aparência, sem pilhas de papéis amontoados ou coisas do tipo, também é importante para transparecer a organização do seu negócio. 

6) Assegure-se de que você terá tempo para se preparar.  

Essa dica é muito importante em caso de entrevistas ao vivo, onde não há edição. Você precisa estar pronto para falar sem cortes e precisa de tempo para estudar o assunto alguns dias antes e tempo para se concentrar um pouco antes de entrar no ar. Revise seu texto e se concentre para não passar nenhuma informação pela metade. Quando a entrevista é gravada, a pressão é menor, mas o preparo é sempre necessário.

7) Evite jargões.

É importante passar a informação pensando que ela chegará a um público que, em sua maioria, não está familiarizado com termos judiciais e “idioma próprio” que toda a profissão tem. Como o jornalista não é advogado, ajude-o a traduzir e entender as expressões da área jurídica. Contudo, se o veículo for especializado na área, usar o dialeto dos profissionais da área está longe de ser um problema e pode até agregar valor à matéria. 

8) Conheça a linha editorial do veículo.

Você precisa saber o suficiente sobre o veículo para o qual vai conceder a entrevista. Reconhecer qual o público dele é importante para que você saiba como transmitir sua mensagem. Por exemplo, há diferenças no discurso quando se tem que transmitir a informação para empresários, ou para estudantes, ou para profissionais informais. 

9) Não dê preferência para algum jornalista.

É importante se conscientizar de que a notícia que você pretende transmitir tem caráter informativo, então se você precisa divulgar uma assunto importante, como um julgamento em que esteja envolvido, sempre opte por uma carta aberta ou um comunicado à imprensa. Assim, todos poderão ter acesso a informação por igual e os interessados entrarão em contato para esclarecer pontos específicos da informação que você já transmitiu. Isso facilita também a troca de informações entre você e a imprensa.

10) Seja simpático e empático.

Embora pareçam sinônimos, as duas palavras se diferenciam no significado. Simpatia é como que sentimos e transmitimos em relação a outra pessoa, basicamente, tem o objetivo de estar com o outro e agradar. Já a empatia é a capacidade de compreender o lado dos outros, como se seu objetivo principal fosse entender e conhecer as outras pessoas. 

Com certeza essa última dica serve para todas as nossas relações interpessoais. Neste caso, o jornalista é seu parceiro no trabalho de comunicar a informação para sociedade. 

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